Grã-Bretanha
Almoço de Jubileu de Elizabeth II causa controvérsia
Presença dos reis do Bahrein e da Suazilândia é alvo de críticas da oposição
Rainha Elizabeth II posa para foto ao lado de convidados para almoço em comemoração ao seu Jubileu
(John Stillwell / AFP)
O almoço desta sexta-feira em comemoração ao Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II causou controvérsia na Grã-Bretanha. Primeiro, uma rainha esnobou o convite da outra
– Sofia, da Espanha, negou o convite devido à disputa pela soberania do
Estreito de Ormuz. Agora, o alvo de críticas é a presença dos reis do
Bahrein Hamad al-Khalifa, acusado de abuso de direitos humanos, e da
Suazilândia, Mswati III, que vive em luxo enquanto a sua população morre
de fome.Peter Tatchell, do esquerdista Partido Verde, criticou a rainha por convidar ‘tiranos reais para celebrar o seu Jubileu de Diamante’. “Convidar déspotas sanguinários envergonha nossa monarquia e mancha a reputação do Jubileu de Diamante", disse Tatchell, para quem o convite é um ‘equívoco chocante’.
A chancelaria britânica disse que estava discutindo uma série de questões com o governo do Bahrein, enquanto o palácio de Buckingham preferiu não comentar o caso. Um porta-voz da chancelaria disse que a Grã-Bretanha é um amigo e aliado do Bahrein há muito tempo e que o governo apoia as reformas prometidas pelo país, que também embarcou na onda de revoltas árabes.
Na quarta-feira, um grupo de suazis protestaram diante do hotel Savoy, em Londres, onde está hospedado o rei Mswati, acusado de ter gastos perdulários enquanto a população vive na miséria. Ele é o 15º monarca mais rico do mundo, com uma fortuna pessoal de 100 milhões de dólares.
Temas
Família real britânica
Caricaturas retratam reinado de Elizabeth II
Rainha Sofia cancela presença em jubileu de Elizabeth II
Elizabeth II ganha nova estátua de cera em Londres