26/07/2011 - 17:08 | Thaís Romanelli | Redação
Astrônomos encontram maior reservatório de água do universo
Astrônomos da Nasa (agência espacial norte-americana), apoiados pelo Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), descobriram a maior e mais distante reserva de água detectada até hoje no universo. De acordo com as informações do site infobae.com, a água, que está se encontra na forma de uma gigantesca nuvem de vapor, foi encontrada a uma distância de cerca de 48 milhões de quilômetros da Terra.Em comunicado, a Nasa afirmou que o volume da nuvem equivale a 140 milhões de vezes a soma de todos os oceanos do planeta e que ela tem uma dimensão cerca de 100 mil vezes maior que o próprio Sol.
Nasa/Esa
A água encontrada, segundo as imagens divulgadas, está envolvida por um quasar – objeto luminoso alimentado por enormes buracos negros que sugam o gás e poeira ao seu redor e expelem enormes quantidades de energia – , localizado a 12 bilhões de anos-luz da Terra.
Com a descoberta, comprova-se que a água foi detectada no Universo um bilhão de anos antes do que o que se previa. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a luz do quasar foi emitida há mais de 12 bilhões de anos, o que significa que esta água já estava lá há cerca de 1,6 bilhões de anos após o início do universo.
Leia mais: Estrelas estão na origem da formação do Universo, constata pesquisa
Cientistas descobrem vapor de água em região próxima a estrela gigante Lua tem água mineral, afirmam cientistas nos EUA
Cientistas obtêm átomos de antimatéria pela primeira vez
Para comprovar a suspeita, os astrônomos utilizaram dois telescópios diferentes, um no Havaí e um na Califórnia e, desta forma, descobriram também que além de grande, o ambiente em torno desse quasar é extremamente peculiar.
Quente e denso por receber constantemente raios-X e radiação infravermelha, o vapor de água chega a atingir uma temperatura de 53º C, enquanto sua densidade é 300 vezes menor do que a atmosfera terrestre.
As medidas de vapor de água e outras moléculas, como monóxido de carbono, sugerem ainda que o quasar possui material suficiente para crescer até seis vezes o seu tamanho atual.
A descoberta de vapor de água na região já era esperada pelos cientistas que, anteriormente, já encontraram o mesmo elemento na Via Láctea e em outras galáxias, e acreditavam na presença de água no universo desde seus tempos mais primórdios.
A quantidade elevada e a distância, porém, foram surpresas para os pesquisadores, segundo informou Matt Bradford, diretor de um dos grupos de pesquisa em entrevista a revista Astrophysical Journal Letters, que publicou o estudo.
"Esta é mais uma prova de que a presença de água é um fenômeno generalizado em todo o Universo, mesmo que seja em seus primórdios", disse.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário