terça-feira, 28 de maio de 2013

Esquerda x Direita

Atualmente, apesar de alguns partidos se considerarem de Direita e outros de Esquerda, a maioria deles, no que diz respeito às suas posições em relações às questões da atualidade, são uma mistura entre os ideais de Direita e Esquerda.
Direita política
Direita é o termo utilizado para designar pessoas e grupos relacionados com ideais considerados liberais e conservadores, fazendo oposição à esquerda. Esse nome é devido ao fato de, no século XVIII, os conservadores sentarem à direita na Câmara. Com o passar do tempo o termo passou a referir às ideologias defendidas por este grupo. Os opositores da Direita a chamam, em sentido pejorativo, de “reacionária”, termo que faz referência aos que reagiram contra a Revolução Francesa. Os direitistas podem ser divididos em cinco tipos básicos: libertários, liberais, democratas-cristãos, conservadores e nacionalistas. Libertários e liberais são liberais em relação à Economia e aos costumes; os democratas-cristãos costumam ser liberais em relação à Economia, mas conservadores nos costumes; e os nacionalistas e os conservadores tendem a ser conservadores em ambos os pontos. A direita moderna tem como princípios principalmente a preocupação com os valores tradicionais, a defesa da lei e da ordem, a preservação dos direitos individuais e a restrição do poder do Estado, associada ao liberalismo, sendo que uma parte da direita rejeita as afirmações mais radicais dessa ideologia. Uma outra tendência da direita, geralmente associada à direita originária dos tempos monárquicos, apoia a manutenção do poder e da riqueza nas mãos que tradicionalmente os detiveram, num sistema com estabilidade social, ambição e solidariedade nacional.
Esquerda política
Na Ciência política, a esquerda é uma oposição(política), que implica apoio a uma mudança no enfoque social, do governo em exercício, com o intuito de criar uma sociedade mais igualitária. O termo surgiu durante a Revolução Francesa, em referência à disposição dos assentos no parlamento; o grupo que ocupava os assentos da esquerda apoiavam as mudanças radicais da Revolução. O termo esquerdista passou a definir vários movimentos revolucionários na Europa, especialmente socialistas, anarquistas e comunistas. O termo também é utilizado para descrever a social democracia e o liberalismo social (diferente do liberalismo econômico, considerado atualmente de direita). A partir da segunda metade do século XIX, a esquerda ideológica iria se referir cada vez mais a diferentes correntes do socialismo e do comunismo. Particularmente influente foi a publicação do Manifesto Comunista por Marx e Friedrich Engels em 1848, que afirmava que a história de todas as sociedades humanas existentes até então era a história da luta de classes. Ele previa que uma revolução proletária acabaria por derrubar a sociedade burguesa e, através da abolição da propriedade privada, criaria uma sociedade sem classes, sem Estado, e pós-monetária. Entretanto o conceito de esquerda política, não deve ser confundido com o de “esquerdismo”, termo usado por Lênin no ensaio Esquerdismo, doença infantil do comunismo (1920) para designar as correntes ligadas à Terceira Internacional – que defendiam a revolução pela ação direta do proletariado, sem a mediação de partidos políticos e sindicatos ou que recusavam a via parlamentar. Quase nenhum dos partidos de esquerda atualmente existentes é “esquerdista”, salvando as exeções, nesse sentido tornando apenas um lado de um todo a ser tomado por convensão, porque todos tem um pouco de direita e esquerda.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=T7NQnMBKw60http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8nq-6145-xwhttp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F7UFo37fTYU

Nenhum comentário:

Postar um comentário