terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Brasil precisa da mulher camponesa na condição de cidadã, afirma Dilma


Presidenta Dilma Rousseff participa de cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Mulheres Camponesas, em Brasília. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Durante a cerimônia de abertura do 1º Encontro Nacional de Mulheres Camponesas, nesta terça-feira (19), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff falou do compromisso do governo federal em garantir proteção e condições de cidadania para as mulheres do campo e da floresta.
Dilma reafirmou que o Brasil vive um momento histórico ao conseguir retirar da pobreza extrema 22 milhões de brasileiros. Durante cerimônia realizada na manhã desta terça, no Palácio do Planalto, a presidenta anunciou a complementação de renda para 2,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família e disse que o Brasil virou a página da exclusão social. Segundo ela, a contribuição das mulheres no processo foi fundamental.
 “Uma das mais importantes medidas que nós tomamos é que quem recebe o Bolsa Família neste país é preferencialmente a mulher. Um país que reconhece isso é porque sabe o valor da mulher camponesa e da floresta, da mulher trabalhadora, da mulher para a criação do seu futuro e do seu presente (…) O Brasil precisa da mulher camponesa na condição de cidadã, não é na condição de produtora somente, é na condição de cidadã.”, afirmou a presidenta.

Durante o evento, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram acordo para garantir recursos e beneficiar cooperativas e associações de produtores rurais de base familiar.
Serão R$ 5 milhões provenientes do Fundo Social do BNDES, que atenderão cerca de 100 associações e cooperativas, beneficiando cerca de 4 mil famílias. No total, o acordo destinará R$ 23 milhões a políticas de investimentos voltadas para a produção, aquisição e comercialização dos produtos da agricultura camponesa e a construção de centrais de comercialização de compras de produtos da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário