quinta-feira, 19 de julho de 2012

Megawatt Solar.


Eletrosul irá instalar usina solar em Florianópolis

18/7/2012 12:13,  Por Redação, com Ag. Rio de Notícias - do Rio de Janeiro
16
A Eletrosul publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira o resultado da concorrência internacional para implantação do projeto Megawatt Solar – uma usina fotovoltaica com capacidade instalada de um megawatt-pico (MWp), integrada ao edifício-sede da empresa, em Florianópolis (SC). O proponente vencedor foi o Consórcio Efacec Megawatt Solar, constituído pela portuguesa Efacec e Efacec do Brasil.
Megawatt Solar
A licitação para a realização do projeto Megawatt Solar foi concedida à empresa portuguesa Efacec
A escolha pelo critério menor preço, em regime de empreitada global, resultou no valor proposto homogeneizado de R$ 8.099.637,42, quase 15% inferior ao previsto no edital de aproximadamente R$ 9,5 milhões. Ao todo, oito proponentes participaram do certame.
Com a publicação do resultado, a expectativa da Eletrosul é que o processo licitatório seja concluído até meados de agosto. A partir da assinatura do contrato e das ordens de serviço com o vencedor da concorrência, o prazo para instalação do empreendimento é de oito meses.
O Megawatt Solar, com capacidade de um megawatt-pico (MWp), é um projeto inédito no Brasil, considerando o modelo (BIPV – sigla em inglês para Sistema Fotovoltaico Integrado à Edificação), o porte da usina e a forma de comercialização. A usina será conectada à rede elétrica local e a energia comercializada a consumidores livres.
Os cerca de 4 mil módulos solares que estarão no telhado do prédio e sobre a cobertura dos estacionamentos, totalizando uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, devem gerar, em média, 1,2 gigawatts-hora (GWh) por ano, o que equivale ao consumo anual de cerca de 570 residências.
Projeto-piloto
Com o objetivo de prospectar resultados para o projeto Megawatt Solar e adquirir experiência e conhecimento, a Eletrosul implantou uma planta-piloto fotovoltaica em um dos estacionamentos frontais do edifício-sede, que entrou em operação em fevereiro de 2009. A produção de energia elétrica – 12 kilowatts-hora – atende parte do consumo do edifício-sede da empresa.

Matérias Relacionadas:
  1. Itaipu desenvolve projeto para fornecer energias solar e eólica a Fernando de Noronha
  2. Energia solar sinaliza viabilidade com incentivos, aponta EPE
  3. Rio: Maracanã terá tecnologia para utilização de energia solar
  4. Eletrosul orienta agricultores para risco de queimada perto de linhas de transmissão
  5. Eletrosul orienta agricultores sobre risco de queimada perto de linhas de transmissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário