quarta-feira, 16 de maio de 2012

Votos de membros do Copon serão públicos.

Votos de membros do Copom passarão a ser públicos

DESTAQUES EM ECONOMIA

BRASÍLIA - No dia em que entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação, o Banco Central (BC) mudou as suas próprias regras para aumentar a transparência. Após receber pedidos, a diretoria da instituição decidiu nesta quarta-feira que irá divulgar os votos individuais dos integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom). A comunicação do resultado da próxima reunião do comitê - daqui duas semanas - já será feita sob as novas normas.
"Com a entrada em vigor do novo marco legal e tendo em vista que o Copom foi criado com o objetivo de conferir maior publicidade às decisões do Banco Central sobre política monetária, seu regulamento foi alterado para prever, adicionalmente, o registro nominal e a divulgação dos votos dos membros do Comitê, tanto no Comunicado quanto na Ata", diz a nota divulgada há pouco pela instituição.
BC também decidiu divulgar os documentos que balizam as decisões do colegiado. No entanto, essa divulgação não será automática. As apresentações, slides e análise estarão disponíveis apenas quatro anos depois da data do encontro do Copom em questão. O BC também recebeu pedidos com este teor.
"A divulgação dos votos e das informações constitui relevante aperfeiçoamento da sistemática de deliberação do Copom e da tradição de transparência que marca sua atuação", afirmam os diretores em nota.A divulgação dos votos do comitê foi alvo de polêmica. Para melhorar a imagem da instituição, parte do mercado defendia que o voto dos diretores do BC na reunião do Copom fosse tornado público, com o argumento de dar mais transparência à decisão sobre os juros e, assim, reafirmar a autonomia da autoridade monetária. O BC resistia à ideia. Argumentava-se que a abertura dos votos poderia expor a ataques, especialmente do Congresso, integrantes do Copom que adotassem uma posição impopular.
Segundo o último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira, o mercado passou a estimar que o BC reduza ainda mais a Taxa Selic, atualmente em 9% ao ano. Agora, a previsão mediana é que a taxa básica de juros do país encerre 2012 a 8,0% ao ano, contra a previsão anterior de 8,50%. Para próxima reunião, a expectativa é que a Selic passe para 8,50% ao ano.
Já existe inclusive quem no mercado estime a taxa Selic em 7,00% ao fim de 2012, conforme a previsão mínima registrada pelo Focus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário