sexta-feira, 18 de maio de 2012

Controvérsia.

 
18/05/2012 - 09:58
 

Grã-Bretanha

Almoço de Jubileu de Elizabeth II causa controvérsia

Presença dos reis do Bahrein e da Suazilândia é alvo de críticas da oposição

Rainha Elizabeth II posa para foto ao lado de convidados para almoço em comemoração ao seu Jubileu Rainha Elizabeth II posa para foto ao lado de convidados para almoço em comemoração ao seu Jubileu (John Stillwell / AFP)
O almoço desta sexta-feira em comemoração ao Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II causou controvérsia na Grã-Bretanha. Primeiro, uma rainha esnobou o convite da outra – Sofia, da Espanha, negou o convite devido à disputa pela soberania do Estreito de Ormuz. Agora, o alvo de críticas é a presença dos reis do Bahrein Hamad al-Khalifa, acusado de abuso de direitos humanos, e da Suazilândia, Mswati III, que vive em luxo enquanto a sua população morre de fome.
Peter Tatchell, do esquerdista Partido Verde, criticou a rainha por convidar ‘tiranos reais para celebrar o seu Jubileu de Diamante’. “Convidar déspotas sanguinários envergonha nossa monarquia e mancha a reputação do Jubileu de Diamante", disse Tatchell, para quem o convite é um ‘equívoco chocante’.
A chancelaria britânica disse que estava discutindo uma série de questões com o governo do Bahrein, enquanto o palácio de Buckingham preferiu não comentar o caso. Um porta-voz da chancelaria disse que a Grã-Bretanha é um amigo e aliado do Bahrein há muito tempo e que o governo apoia as reformas prometidas pelo país, que também embarcou na onda de revoltas árabes.
Na quarta-feira, um grupo de suazis protestaram diante do hotel Savoy, em Londres, onde está hospedado o rei Mswati, acusado de ter gastos perdulários enquanto a população vive na miséria. Ele é o 15º monarca mais rico do mundo, com uma fortuna pessoal de 100 milhões de dólares.
 

Temas

Família real britânica
  PlayCaricaturas retratam reinado de Elizabeth II
Grã Bretanha
  Rebekah Brooks era o braço direito de Rupert Murdoch na Grã-Bretanha até julho de 2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário