segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alerta aos pais!! O que é Pedofilia?

Mural de Recados

De: ROSELI DE MELLO FRANCO - Para: PAIS DE GAVIÃO PEIXOTO
Data: 01/04/2012 10:13:13

ALERTA AOS PAIS!!
O QUE É PEDOFILIA?
PEDOFILIA É A ATRAÇÃO QUE ADULTOS POSSUEM E DESEJAM FAZER SEXO COM CRIANÇAS.
O pedófilo dá vazão ao erotismo por meio de obscenidades ou atos libidinosos com crianças.
A Associação Psiquiátrica Americana (APA) define pedofilia como a atividade sexual com uma criança em idade até 13 anos, geralmente. O indivíduo para ser considerado pedófilo, deve ter no mínimo 16 anos de idade e ter uma diferença de pelo menos cinco anos em relação à vítima, isso quer dizer que um adolescente que persista em se envolver com crianças, é também considerado um pedófilo.
Apesar da pedofilia ser repugnante, esta não é uma atividade somente dessa nossa época. Existem relatos de prática sexual envolvendo crianças desde a Grécia antiga. Com o passar do tempo a pedofilia passou a ser inaceitável e reconhecida tanto por médicos como pela lei, como prejudicial à sociedade.
FORMAS DE UMA PESSOA SER CONSIDERADA PEDÓFILA:
- Alguns indivíduos limitam-se a ficar apenas observando a criança ou a despir-se para exibir seus genitais;
- Outors se masturbam na presença das crianças;
- Outros precisam tocá-la ou afagá-la;
- Outros, fazem tudo isso junto.
Na maioria dos casos as vitimas são meninas. Não que o envolvimento com meninos não exista, mas em número menor. Existem pedófilos que se interessam por ambos os sexos e somente por crianças e são classificados como tipo exclusivo.
A PEDOFILIA TEM SIDO PREOCUPANTE NOS ULTIMOS TEMPOS, CRESCE A CADA DIA O NÚMERO DE VITIMAS, O GOVERNO A ORDEM DOS ADVOGADOS – OAB/SP, PODER JUDICIÁRIO, CONSELHO TUTELAR, VARA INFANCIA, DENTRE OUTROS ÓRGÃOS ESTÃO EM ALERTA COM O CRESECENTE NUMERO DE ABUSOS AS CRIANÇAS, A PREOCUPAÇÃO DO ESTADO MOBILIZOU DIVERSAS CAMPANHAS CONTRA PEDOFILIA, INCLUSIVE VIA INTERNET .
PREVENÇÃO DEVE SER FEITA COM EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO. E A PUNIÇÃO SÓ SE DÁ COM A DENÚNCIA E O RIGOR DA LEI.
ABUSO SEXUAL:
Abusar sexualmente não é o mesmo que assediar sexualmente.
O ABUSO SEXUAL é visto como algo que foi concluído usando do saber, do parentesco ou de autoridade moral, enquanto que,
O ASSÉDIO é uma provocação onde, geralmente, existe chantagem.
A diferença também entre abuso e estupro:
- ABUSO SEXUAL: o abusador induz a vítima a praticar qualquer ato libidinoso seduzindo-a ou oferecendo algo em troca para conseguir o que quer e no;
- ESTUPRO: existe a agressão ou a força física, dificultando ou anulando a defesa da vítima.
Uma das categorias do ABUSO SEXUAL ESTÃO:
- pedofilia;
- estupro;
- assédio;
- exploração sexual
O abuso sexual existe quando qualquer ato libidinoso é praticado sem o consentimento do outro, portanto., existem diversas diferenças entre elas, inclusive sob o ponto de vista da lei.
Hoje há diversas noticias sendo abusadores: professores, médicos, pais, padrastos, madrastas, religiosos, tios, padrinhos, advogados, dentre outros familiares ou profissionais de diversas áreas que são abusadores.
Ninguém tem o direito de tocar o corpo do outro ou pedir para ser tocado de forma sexual, ter relação sexual ou até ser forçado a olhar para o outro despido ou se desnudar sem um consentimento, esse exemplo é claro de abuso sexual.
É importante compreender que a sedução pode ocorrer de diversas maneiras:
- Contato sexual direto com a vítima, com ou sem força.

• Atos de carícia;
- toque e manipulação na área sexual ou nos seios.

• Beijar ou tocar partes do corpo da vítima, com ou sem roupa, para criar estímulo sexual.
Outros tipos de abuso não envolvem toques, mas causam marcas psicológicas na vitima:

• O sedutor fica deliberadamente observando uma criança ou adolescente sem roupa.
• O sedutor expõe a vítima a imagens sexuais;
- fotos de pessoas nuas;
- literatura ou vídeos pornográficos ou a exibição de seu próprio corpo - para quebrar a resistência da criança e provocar estímulo sexual;
O abusador utiliza de comentários insinuando sedução.

O abuso sempre deixa marcas na alma da vítima. Mesmo em situações em que a criança ou adolescente é levado a querer participar de uma atividade sexual, não deixa de ser crime.
As conseqüências atingem as emoções e o corpo, que pode experimentar dor e ferimentos no ato do abuso (sem mencionar doenças venéreas), e podem deixar a vítima seriamente vulnerável a vários tipos de opressão espiritual.
Crianças seduzidas têm, mais tarde na vida, problemas para estabelecer relacionamentos saudáveis de amizade e casamento.
TAREFA DOS PAIS:
Não é fácil identificar uma criança abusada, pois a maioria tem medo e vergonha de revelar o que aconteceu, principalmente quando o pedófilo é alguém de confiança da família.
Não é fácil também identificar um pedófilo, pois muitos podem parecer gente importante nos meios sociais. Os abusadores agem com seduções e ficam escondidos, o que dificulta aos familiares e autoridades agirem, pois na maioria dos casos as vitimas são coagidas, ameaçadas e tem medo do abusador.
Os pais devem prevenir seus os filhos a tomarem muito cuidado com os perigos na rua e muitas vezes até dentro do próprio lar.
Os pais devem proteger seus filhos, ensinando que ela não pode confiar em ninguém, mesmo em adultos conhecidos da família e mesmo em homens de quem ela goste.
Na maioria dos casos os pedófilos têm um jeito especial com crianças - eles sabem agradar, brincar, demonstram afeição e atenção, presenteiam, oferecem dinheiro, passeios, festas, seduzem as vítimas de alguma.
REAÇÃO DAS VÍTIMAS:
As vítimas de abuso sexual, passam a experimentar:

• Baixa auto-estima;
. O sentimento de que há sempre algo errado com suas vidas;
. sentimento de culpa do que aconteceu;
- que elas são "menos importantes" do que as outras pessoas;
•as vezes desencadeiam vícios de drogas e álcool;
- sentimento de vergonha;

• Problemas sexuais:
Como: aversão ao sexo ou desejos incontroláveis de ter sexo.
• Problemas para estabelecer relacionamentos saudáveis com outras pessoas e com o cônjuge.
- Depressão.
• Desordens:
- obsessivas/compulsivas, como comer demais, bulimia ou anorexia.

- as vitimas se sentem sujas, procuram se lavar constantemente, visando se livrar das sujeiras.
SINAIS DOS ABUSOS:
O s pais devem estar atentos, alerta as reações das crianças ou adolescentes em necessidade, pois tais observações para as vitimas representa um único modo de a vítima ser liberta e escapar das ameaças de continuar sendo abusada.
Todas as observações comportamentais modificativas na criança pode ser indícios que revelam que a criança pode estar passando por um problema.

• A criança fala ou mostra conhecer coisas de sexo, cujas atitudes não são apropriadas para sua idade;
- expressa afeição de um modo que não é normal para uma criança;
Em muitas vezes a criança demonstra atitudes ou brincadeiras que visam o sexo, o que conclui os especialistas que ela pode estar apenas expondo o que ela mesma viveu em alguma situação.
•Poderá desencadear:
- Depressão;
- Tendências a suicídio.


- Extrema timidez.
• Dificuldades e distúrbios do sono, pesadelos com mais freqüência que o normal.

• Extremas mudanças de comportamento;
- perda de apetite;
- se torna antissocial;
- dificuldades de aprendizagem;
- medo de adultos, principalmente quando a criança não gosta de ir a determinado lugar ou passar tempo com determinada pessoa e passa a se recusar.
- Medo de ficar só.
• Queixas físicas, como dores abdominais ou dores de cabeça.

Atentar se alguém mostra afeição de um modo quase sexual para uma criança ou fazendo comentários e elogios sobre o corpo da criança de forma anormal.
ONDE ESTÁ NOSSA RESPONSABILIDADE?
Fazer cumprir as Leis, caso suspeitar de um caso de abuso sexual na sua família ou outro lugar, temos que ter a responsabilidade de levar o caso às autoridades: Se uma criança lhe contou que foi abusada, é muito importante que você ofereça apoio, amor e segurança. Em primeiro lugar, acredite no que a criança disse. As crianças quase nunca mentem sobre essas coisas. Contenha sua reação, pois a criança poderá pensar que sua revolta e choque são contra ela. Diga a ela que ela não fez nada de errado e que você está contente que ela lhe tenha revelado o segredo, lhe transmita a maior confiança possível, de forma que ela passe a crer que ela poderá contar com você.
Após, procure assistência imediatamente.
A criança muitas vezes teme em falar por achar que os pais não acreditarão nela ou então fazem pouco caso dos efeitos na vida dela. Muitas vezes, a exatidão do testemunho da criança é colocada em dúvida. Mas é quase impossível uma criança inventar cenários sexuais sobre os quais ela deveria saber muito pouco ou nada, a não ser que ela tenha vivido uma experiência. O normal é a criança negar o que aconteceu. A sedução sexual envolve tanta vergonha para a criança que, mesmo quando há sinais físicos de abuso, ela poderá negar que houve um abuso.

Os pais devem ser fortes o suficiente para prestar muita atenção no que seus filhos dizem, enfrentar o fato de que pode ter ocorrido um abuso e então apoiar a criança ou adolescente e ajudá-la a atravessar a situação. É necessário que a vitima realize acompanhamento psicológico adequado de forma a superar os traumas, sendo que esse acompanhamento poderá durar anos, pois são inúmeras as seqüelas.
È muito importante para a criança que o abuso não vai ser tratado com pouco caso, que ele merece sua atenção e que você esta do lado dela.
Se o caso não for denunciado, há o sério perigo de que o sedutor venha a fazer outras vítimas. Se você não sabe o que fazer, procure alguém da justiça e peça orientação.
CUIDADO: as vezes você é procurado ou procura orientações de pessoas que não são as mais adequadas para tratar o caso, pois em situações idênticas um dia defendeu um pedófilo. Não deixe que seu problema que é tão delicado e grave seja tratado como mero “palanque político”, afinal a vida, a moral, a integridade física e psicológica de nossos filhos deve ser respeitada e não “palco de promoções” ou troca por votos.
PROTEJA SEUS FILHOS:

Proteger seus filhos é ser seu melhor amigo;
Comunicar-se com eles de forma aberta, sincera, leal, seja qual for o assunto;
Demonstre a ele que Você é seu melhor amigo; e que você está acessível a qualquer tipo de conversa;
Dedique uns minutos diários com eles para, demonstrando seu interesse por sua vida, por seu cotidiano, como estão se sentindo, dando oportunidade para eles falarem e você está atento e aberto ao diálogo, afinal eles tem que saber de sua importância nas nossas vidas.

A melhor maneira de aprendizado da vida é que seja a mais naturalmente possível, ensinando-se o que é adequado de acordo com a idade das crianças orientando-as de um modo que elas entendam. Orientando na realidade dos dias que confiar em qualquer pessoa não é o mais adequado e pode ser muito perigoso.
Nossos filhos precisam ser ensinados que se uma pessoa lhe pedir para fazer algo que eles acham errado, eles devem dizer "não" e procurar os pais. da família.
O abuso sexual ocorre em famílias de todos os níveis sociais
Qualquer comportamento estranho deve ser analisado com cautela e por qualquer suspeita devemos imediatamente DENUNCIAR, nos órgãos habilitados para o caso.
DISK DENUNCIA - 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
POLICIA MILITAR 190
VARA INFANCIA
CONSELHO TUTELAR
OAB/SP
Pela Internet
Centro de Defesa da Criança e do Adolescente www.cedeca.org.br
Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet www.censura.com.br
Departamento da Polícia Federal: aceita denúncia clicando em "fale conosco" ou pelo e-mail dcs.dpf.gov.br
Ministério da Justiça: Aceita denúncia pelo e-mail crime.internet@dpf.gov.br ou em "fale conosco" no site www.mj.gov.br
Rede Nacional de Direitos Humanos: www.rndh.gov.br
Agência de Notícias dos Direitos da Infância: www.andi.org.br/denuncie
Kids denúncia: www.portalkids.org.br Fonte: Childhood (Instituto WCF-Brasil)

NOTICIAS: ESTADÃO.COM.BR
21/03/2012 - 16:28 por ANGELA LACERDA
Médico é preso em motel com paciente de 13 anos
O clínico geral Gerluzio Lira e Silva, 58 anos, que atendia em hospitais públicos da Zona da Mata pernambucana, foi preso terça-feira acusado ...

08/03/2012 - 11:38
Polícia da Itália desmantela rede global de pedofilia
A polícia italiana desmantelou uma rede de pedofilia que abrangia pelo menos 28 países e que usava sites de mídia social para trocar imagens .

02/03/2012 - 09:27 por BBC Brasil
Americano acusado de estuprar e prostituir filho adotivo de 10 anos
A polícia americana acusa um homem de ter estuprado três de seus quatro filhos adotivos e de prostituir um deles, oferecendo o garoto a outros .

01/03/2012 - 03:09
Operação prende 5 por pedofilia no RJ
Cinco pessoas foram presas em operação do Ministério Público para desbaratar quadrilha de pedófilos em Miguel Pereira (RJ). Um serventuário ...29/02/2012 - 10:18 por AE



Cinco são presos por pedofilia e exploração sexual
Cinco pessoas foram presas hoje no Rio de Janeiro durante a Operação Resgate, suspeitas de pedofilia e exploração sexual. Entre os investigados ...29/02/2012 - 09:46

Cinco são presos por pedofilia e exploração sexual no Rio
Cinco pessoas foram presas nesta quarta-feira, 29, no Rio de Janeiro, durante a Operação Resgate, na cidade de Miguel Pereira. Elas são suspeitas ...15/02/2012 - 09:50 por BBC Brasil

Britânica é acusada de fazer sexo com menores 'como pagamento' por vandalizarem carro de rival
Uma mulher de 42 anos está sendo julgada pela Justiça britânica por fazer sexo com dois adolescentes de 13 e 14 anos de idade numa forma de .


ROSELI DE MELLO FRANCO
ADVOGADA
PRESIDENTE DA COMISSÃO DO DIREITO DE FAMILIA
OAB/SP-ARARAQUARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário