sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fenômenos Lunares Divinos em Luas de agosto.

Perseidas estão a bombardear o planeta

Lua atrapalha observação da melhor chuva de estrelas do ano

12.08.2011 - 17:59 Por PÚBLICO

A chuva das Perseidas vai continuar até 22 de Agosto A chuva das Perseidas vai continuar até 22 de Agosto (Jon Nazca/Reuters (arquivo))
A chuva de estrelas originada pelas Perseidas vai alcançar nesta madrugada de sábado a intensidade máxima. O único problema é a Lua, que por estar quase cheia, vai dificultar a observação dos meteoritos que atravessam a atmosfera da Terra.

Todos os anos o fenómeno das Perseidas acontece durante Agosto, quando a Terra atravessa uma região do espaço cheia de material deixado pelo cometa Swift-Tuttle, que faz uma órbita a cada 133 anos.

No céu, estes meteoritos pareciam cair inicialmente da constelação Perseus, que deu o nome a esta chuva de estrelas, actualmente o ponto de origem fica mais perto da Cassiopeia.

Há mais chuvas de estrelas em outros períodos do ano, mas a das Perseidas atinge uma frequência maior do que qualquer outra chuva, com uma média de 90 meteoritos a cair por hora, de acordo com o site Space.com.

Os conselhos para ir ver a chuva de estrelas são os mesmos de sempre: roupa para a noite, um encosto confortável, um local longe da poluição visual das cidades e paciência. Impossível vai ser fugir à luz da Lua que vai estar praticamente cheia e, por isso, vai dificultar a observação dos meteoritos.

As Perseidas vão continuar, embora com menos intensidade, até 22 de Agosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário